Fases de um intercâmbio

Meniiinas queridas! que SAUDADES!!!
Super corrido minha vida, mas prometo voltar em breve...

Mas é que antes de vir para cá, eu li um texto sobre as fases do Intercâmbio e eu imaginava se seria assim, e com todas as letras eu CONFIRMO! Gente, não tem como, é assim mesmo.

Já amei aqui, já odiei, já fiz grandes amigos e tbm já me decepcionei com alguns deles, e por aí vai. Vou colar um texto aqui que eu vi e adorei (Site: http://www.comospesnomundo.com) e explica bem essas fases.

Estou LITERALMENTE na fase 1,5 - Facing reality...
Beijos! Volto logo, prometo!

Fase 1 - Honeymoon (Lua-de-mel): Nessa fase tudo é muito novo, existe uma euforia natural de experimentar algo totalmente diferente, uma vida nova, falar uma outra lingua, paisagens diferentes, muitas histórias pra contar! Uhuuu que máximoooo! Muitas fotos! Facebook bombando, blog, NEVE!!! quanta coisa legal!!!

Fase 1,5 – "Descendo a ladeira" ou Facing reality (encarando a realidade): Essa fase pode ser descrita como "Caindo na real". É aí que você começa a perceber o que realmente está acontecendo, começa entrar na rotina, perceber que nem tudo é tão perfeito assim. Você começa a confrontar-se com algumas coisas da cultura alheia, começa a ver que nem todo mundo é tão gente boa, e começa a sentir falta das coisas que deixou pra trás. Família, amor, amigos, rotina, casa. Ver a neve cair já nao é mais tão especial e o frio começa a incomodar; a distância do trabalho pra casa já nao é tao curtinha e as coisas não são mais tãaao divertidas assim. O trabalho começa a ficar puxado, já começa a rolar um cansaço. "É… estou ok"…. Voce repete pra si mesmo. Mas na verdade está começando a ficar mais frágil, mais susceptível a se incomodar com o que antes parecia tão diferente e legal. Fase de altos e baixos emocionais.
Fase 2 - Hostility (Hostilidade): Essa é a verdadeira fase do "choque cultural" onde você passa a estranhar tudo o que é novo e sentir saudade de tudo o que ficou em casa. Você está enjoado das pessoas, do idioma, da maneira como elas são, vivem, falam, pensam. A bosta da neve já é um saco que fica molhando o pé e deixando o chão escorregadio. Voce só pensa: o que é mesmo que eu vim fazer aqui?? Se questiona o tempo todo. O tempo fecha. O Confronto dos costumes originais com os novos passa a ser um contra e não mais um prós. A saudade aperta. Você pensa em voltar, mas resiste. O importante é tentar ficar menos tempo nessa fase, pois depois daqui a tendência é só melhorar! A fase de stress cultural é natural de acontecer. O bom de se ter consciência disso é que também se tem conhecimento de logo essa fase vai passar! :)

Fase 3 - At home: Neste momento você já está melhor adaptado a cultura local e começa a se sentir em casa. As coisas voltam a ser especiais, a rotina é uma coisa boa, você já fez amigos, já sabe como as coisas funcionam, enfim, entrou mesmo na cultura do país. A saudade do país de origem é claro, ainda existe, mas se torna suportável e até gostoso. Você já se conhece melhor, identifica os proprios limites e a curiosidade sobre o novo volta a ser interessante. Os benefícios de se morar fora são usados ao próprio favor e as desvantagens são mitigadas na medida do possível. Fase estável emocionalmente.
E depois de tudo isso, quando voce tá finalmente se acostumando com o lugar, chega a hora de voltar! E agora? Existe o choque cultural de reentrada que acontece quando voce volta para o seu país de origem depois de um tempo fora. Isso porque você tem que se readaptar ao seu modo de vida antigo, e começa entao um novo ciclo…
12 Responses
  1. Lígia, Lily Says:

    Oiiii Sté! =)
    Menina, que bom que tá tudo bem aí!
    E essas 3 fases fazem bem sentido, o bom é que no final dá tudo certo! =]
    E os kids, tá gostando? Tá estudando?
    Beijos, linda!


  2. Carolina C. Says:

    Oie!

    Adorei seu blog... Pena que você não posta muito seguido. :/ Coloquei seu blog no meu como "Blogs que eu sempre leio" daí vou ficar sempre ligadinha no que você postar. Passa la no meu depois...

    Beijos!


  3. Anônimo Says:

    Adoreei!

    Acredito MUITO nessas fases!!

    Boa sorte e continua dando notícias!!

    .. xoxo :)


  4. Tarciana Says:

    hahaha.. mto bom!! Eu ainda coloquei outra fase qdo escrevi sobre isso: fase desespero (a gnt só engorda e enlouquece)... lindo seu blog... hahaha Passa lá pelo meu blog tb!! hahaha é bom que vc me ajuda, pode interagir e deixar suas dicas lá tb. Eu fui, fiquei 2 anos e já voltei... tem um monte de fotos, narração dos dias q passei e dicas!! http://amigadotiosam.blogspot.com.br/ beijos e boa sorte...


  5. Nadja Kari Says:

    Nem me fale!!! Eu não queria ter voltado da Holanda!!! Amei demais o país, a cultura e me senti em casa mesmo!!!
    Curti o post!!!!
    Beijoooos


  6. Anônimo Says:

    Oi Stéphani!
    Conheci seu blog através do grupo do face!

    Adorei esse post e não vejo a hora de passar por todas essas fases e ter muita história pra contar!!
    Aproveita!

    beijos


  7. Olá Stéphani. tudo bem? eu sou de SC, estou preenchendo meu app e 'devorando' todos os blogs de au pair que encontro heuheueh. to gostando do teu blog, bem legal, vc consegue se expressar muito bem, eu acho :) posta ai sobre o ingles, como é essa fase de adaptaçao e tal, oq ajudou vc a superar sabe, aqueles momentos q te falam um monte e vc só entende a metade?! euheuehe valeeu, boa sorte, bj


  8. Olá Stéphani. tudo bem? eu sou de SC, estou preenchendo meu app e 'devorando' todos os blogs de au pair que encontro heuheueh. to gostando do teu blog, bem legal, vc consegue se expressar muito bem, eu acho :) posta ai sobre o ingles, como é essa fase de adaptaçao e tal, oq ajudou vc a superar sabe, aqueles momentos q te falam um monte e vc só entende a metade?! euheuehe valeeu, boa sorte, bj


  9. Adoro passar por aqui!!!
    Estou na fase do APP ainda...
    Mega ansiedade!! rsrs!
    Bjs!!


  10. Anônimo Says:

    aparecaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa bjs

    http://lluzianee.webs.com/


  11. Amo esse blog e curti o texto, da um medinho a sensação de 'wal tbm vou passar por tudo isso rs' mais enfim é pra isso que estamos ai


  12. Bruh G. Says:

    Nao deixa de atualizar sempre =) Mt bommm!!! Agora tenho um blog tb... bjbj